Weekly

#2

Essa semana tivemos aproximadamente 80 links para ler, analisar e selecionar para a edição dessa semana. Continuem mandando seus links. Quanto mais RPG melhor =) Mas, continuando nossa Weekly, a edição #2 traz de tudo um pouco: lançamentos, livros bem baratos (1 dólar pelo The One Ring), séries para ajudar jogadores com D&D e mais.

Até a próxima edição!

Notícias

Humble Bundle: The One Ring RPG (Humble Bundle - em inglês)

Você ainda tem 9 dias para obter vários livros em PDf do The One Ring por um preço bem baixo e ainda ajudar pessoas no processo! Para ter uma ideia, se você pagar 1 dólar, você já terá o PDF do jogo base do The One Ring, alguns mapas e um cupom de desconto de 30% na loja da Cubicle 7. Se pagar mais, pode obter basicamente todos os livros. Confiram já!

Pathfinder e Starfinder/Suplemento de A Bandeira do Elefante e da Arara (Luiz Fernando, Twitter)

Más notícias para quem queria saber mais sobre esses jogos. Atrasos no lançamento, sem estimativa de novas datas. Leia o tópico e saiba mais.

Introducing Our New Show: Handbooker Helper! (Critical Role - em inglês

A critical Role traz mais uma série de vídeos sobre RPG. Dessa vez, a Handbooker Helper destrinchará regras do livro dos jogadores, uma regra por vídeo (que terá aproximadamente 5min). Bem bacana, para quem sabe inglês, e quer saber mais sobre as regras e como aplicá-las ou entendê-las melhor.

One of She-Ra's New Characters Is Adapted from a Game of Dungeons & Dragons (io9 - em inglês)

Vejam só que bacana, a showrunner do novo She-Ra explicou que os personagens da série são baseados em personagens de uma campanha de D&D. Leia o artigo para saber mais =)

Os Vários Mundos de Savage Worlds - Cenários I, II, III, IV, V, VI e VII (Retropunk)

A Retropunk Editora, um tempo atrás, lançou o Concurso Os Vários Mundos de Savage World, em que qualquer um poderia cria sua ideia de cenário e, com o passar do concurso, deveria desenvolvê-lo, até que o vencedor teria seu cenário lançado, pela editora. O Concurso foi um sucesso e teve inúmeras inscrições. Com essas sete publicações (e ainda faltam algumas), a editora apresenta os vários cenários inscritos e aceitos para seguir para a próxima fase.

Artigos

Por que os livros em PDF são caros? (James Gray, Facebook - em inglês)

Se você, assim como eu, fica se perguntando o porque de alguns PDFs serem caros (ou acima da média), essa publicação, lá no Facebook, explica os vários fatores que influenciam o preço de um livro em PDF. Embora soubesse desses pontos e cálculos, é sempre bom relembrá-los para a próxima vez que essa pergunta surgir.

Conheça os Decaídos (The Fallen), sus novos inimigos para Destiny RPG (Universo RPG)

Essa é a parte 6 (até o momento) da adaptação do jogo Destiny para D&D 5e. Ela traz alguns NPCs que você pode colocar contra os jogadores dos seus personagens. Aproveite e confira as outras partes da adaptação =)

Rolling for Initiative - Four reasons why you (and your kids) should play 'D&D' or other RPGs... (ICv2 - em inglês)

Na edição da semana passada da coluna Rolling for Initiative, o autor trouxe 4 bons motivos do porque deveríamos, nós e nossos filhos/irmãos/etc, jogar RPG.

Oportunidades de Interpretação: Passado, Crise e Fim de Carreira (RedeRPG)

Nesse artigo, vemos algumas oportunidades/ganchos que podemos usar para adicionar mais interpretação em nossas mesas. Como visto no título, são elas: Passado, Crise e Fim de Carreira dos personagens.

Os personagens morreram, e agora? (Universo RPG)

Extenso artigo dando dicas de como lidar com a morte de personagens dos jogadores, desde a velha missão para reviver um personagem caído, a lidar com fantasmas, zumbis, IA... Bem interessante.

Jogos Brasileiros e o Atelier Invisível (Zeo Kang)

O Júlio Matos traz sua opinião nesse artigo sobre o mercado nacional de jogos. A ideia do artigo se deu após ele ver uma corrente no Facebook sobre publicar 10 jogos de RPG, um por dia, e pouco ter visto jogos nacionais. Ele traz pontos pertinentes que podem ser os motivos de ser assim bem como sua solução para sua necessidade de divulgação.

Warlords para 3D&T Alpha (RPGista)

Semana passada teve adaptação dos Warlords para Tormenta. O RPGista, porém, não ficou satisfeito e adatou para 3D&T Alpha também =) Bem bacana. Será que eles já fizeram para Fate e/ou Gurps?

Lançamentos

Blades in the Dark SRD (Redbox Editora)

A Redbox Editora liberou durante a semana passada o SRD do Blades in the Dark, mais um sistema de RPG que será lançado por ela ainda em 2018. Enquanto o sistema não está disponível, é interessante dar uma lida na versão básica e resumida das regras para quando chegar a hora não perder tempo e jogar diretamente.

Ficha de personagem de Império de Jade (Jambô Editora)

A Jambô Editora liberou dois modelos de ficha (1 ou 2 páginas), gratuitamente, em seu site, para o mais novo lançamento de Tormenta, o Império de Jade. Corra para baixar a sua, imprimí-la e usar em sua próxima sessão.

Mouse Guard, a Pré-Venda (Retropunk Editora)

Para quem tanto aguardava alguma notícia sobre o Mouse Guard no Brasil, eis uma boa notícia: a pré-venda iniciará dia 10/09. Ela será um misto de pré-venda com financiamento coletivo. O pessoal da RP explica direitinho como vai ser feito lá na publicação. Confiram.

Espada & Planeta (Sword & Planet) (Mundos Colidem)

O pessoal da Mundos Colidem lançaram mais um mini-jogo, o Espada e Planeta. Ele pode ser baixado na DriveThru RPG e tem o preço sugerido de US$1,00, porém você pode pagar o que quiser.

Outros

Gerador de nomes de D&D 5e (RPGist)

Aplicativo simples, online e gratuito que gera nomes dos mais diversos tipos: elfo, humano, anão, feminino ou masculino. Bem bacana para quando se está sem ideia de que nome dar para seu personagem. Vale notar, também, que esse aplicativo não é o único que o pessoal do site RPGist.net mantém. Acessem e verão apps para Fichas de conjuradores, busca por jogadores para grupo, etc.

Solid D&D 5e Adventure to Train New (and Young) DMs (Geek Dad - em inglês)

Muitos jogadores, novos e antigos, adorariam poder sentar por trás do escudo e encarnar o lado do Mestre de uma noite de RPG, mas muitos não tem ideia de como fazer ou não se sentem seguros para tanto. Nessa publicação temos uma resenha interessante de um livro criado para ensinar jogadores a tornarem-se mestres. O livro é para D&D 5e mas, com certeza, servirá para qualquer cenário dadas as dicas presentes.

Descreva aos jogadores o que eles estão vendo (Luis Arévalo, Twitter)

Ótima dica que SEMPRE vale ser lembrada. Dessa vez, foi lá no Twitter que vimos esse tópico. Sinceramente, não sabemos como enfatizar o quão importante e bacan é essa dica. Ela permite você aprimorar sua capacidade de narração e trará novas possibilidades em sua mesa.

Traduções não oficiais e sem licença no Brasil (Beholder de Monóculo, Twitter)

O pessoal do Beholder de Monóculo trouxe esse tópico que é um tanto polêmico. Lá no Twitter, as opiniões, como era de se esperar, variaram bem, com pontos em prol e contra a prática.