Artigos

RPG Solo

Mesmo com a pandemia, buscamos diversas formas de continunar praticando nosso querido hobby: aplicativos online (por exemplo, Roll20), play by forum, via Zoom, e até via Twitter. Mas uma maneira que consegui para jogar foi o RPG Solo.

O que é RPG Solo?

É uma forma de jogar RPG sozinho, seja utilizando as regras base de um sistema complementadas por regras que simulam mestres, através de livros jogos ou de sistemas criados pensados em jogadores solo.

Como que joga?

Livros jogos

Os livros jogos são aqueles que lemos certos parágrafos e podemos decidir o rumo da história, escolhendo o que o personagem do livro fará ao ir algum outro parágrafo numerado pela escolha que fizemos.

Capa do livro Alone against the Tide

Os que tenho jogado costumam utilizar sistemas de regras conhecidos, como o Alone against the Tide que usa o Call of Cthulhu 7a edição. Nele podemos usar um personagem pré-criado ou criar um personagem próprio, e utilizar seus atributos e habilidades durante a aventura, rolando testes de habilidades, lutando, lançando magia e mais.

Sistemas com simuladores de mestres

Jogar com sistemas existentes, complementados por regras de simulação de mestres requerem que usemos bastante de nossa criatividade. Somos tanto jogadores quanto meio mestres com as regras simulacionais.

Ao rolas dados e verificar as tabelas (são muitas tabelas e símbolos para usar) que simulam as decisões dos mestres, nós já sabemos o que vem pela frente do nosso personagem. Sem tomar cuidado, podemos usar muito do metajogo e acabar não tendo uma experiência tão boa quanto imaginávamos que teríamos.

É bem importante fazer anotações de cada decisão ou manter um pequeno jornal de nossas jornadas para podermos lembrar melhor o que aconteceu já que tudo o que acontece depende de nós.

Caso queira ter uma ideia melhor, o canal [Geek Gamers] no YouTube tem vários vídeos explicando como jogar solo e vários vídeos com sessões solo gravadas, como este de Forbidden Lands solo.

Sistems de RPG solo

Há sistemas também que tiveram suas regras criadas pensadas em jogos solos. Um exemplo é o Ironsworn (que também permite sessões 1-mestre-X-jogador ou Co-op sem mestre). Outro, que não é bem um jogo de RPG, mas dá para jogar sozinho e lembra nosso hobby é o Four Against Darkness.

Capa usada na loja da Retropunk para o RPG Four Against Darkness

Capa usada na loja da Retropunk para o RPG Four Against Darkness

No Four Against Darkness, por exemplo, criamos personagens e simplesmente começamos a andar por masmorras, cada sala criada aleatoriamente e na hora. As salas podem ter monstros, tesouros, armadilhas e mais. Ele até já saiu em português pela Retropunk caso queira experimentar.

Trás diversão?

Trás sim. Qualquer uma das formas citadas acima. Agora, se você pergunta: É a mesma coisa que jogar com seus amigos e tendo um mestre? É claro que não. Mas nessa época de pandemia ou, se você, assim como eu, tem pouco tempo, jogar solo pode ser sua saída para continuar com nosso hobby.