RPG do Mestre
Cenários

Terra 2037

Background

2037. Cada vez mais estamos conectados a computadores, aparelhos eletrônicos e à internet. Mais e mais informação é gerada a todo momento. Informação essa que pode ser usada para os mais variados fins: desde a criação propagandas focadas em um determinado grupo de pessoas até o uso de dados médicos adquiridos de forma ilícita para chantagear CEOs de grandes corporações.

Por esse e outros motivos, o mundo da tecnologia teve um boom maior que o que já tinha acontecido em meados de 2010. Muito mais pessoas passaram a trabalhar com a criação, captura, observação e manipulação desses dados. Diversas áreas passaram a ofertar e demandar mais pessoas com conhecimento técnico. Novas áreas surgiram e diversas áreas cresceram de forma inesperada.

Por volta de 2022, achava-se que a Internet não cresceria muito mais, a não ser que a população tivesse um crescimento muito acelerado. O que aconteceu, na verdade, foi que ela cresceu de forma exponencial. Assim, muita informação encontra-se desprotegida dos olhos daqueles mais curiosos e, consequentemente, várias pessoas, grupos e empresas passaram a aproveitar-se disso, seja de forma legal ou ilegal:

Não se engane, porém, que o mundo é preto-no-branco. Grupos de segurança escusos existem. Hacktivistas e Dackers infiltrados nas grandes corporações e um no outro também. O governo e governantes continuam com sua dualidade: servir o povo e seu próprio umbigo. Todos caçam e são caçados. Nessa atividade, ninguém sabe até quando poderá ver o sol nascer todos os dias, afinal, informação é valiosa, assim como quem detém acesso a ela.

A Terra de 2037

A estrutura básica do planeta não mudou muito, ainda são cinco continentes, mais de duzendo países, muita água marítima... Porém, várias predições sobre aquecimento global tornaram-se verdade. Calotas polares estão cada vez menores e a temperatura média do planeta está dois graus mais alta e continua subindo.

Os problemas populacionais e sociais existentes em 2020 ainda existem em 2037, mas amplificados. Com uma população de aproximadamente nove bilhões de pessoas, não era difícil de imaginar que isso acontecesse. Contudo, algumas mudanças geopolíticas aconteceram.

Tecnologia muito avançada

Os escritores de ficção científica de antes dos anos 2000 viviam prevendo que por volta de 2010 ou 2015 já teríamos carros voadores, ciborgues andando entre nós, e muito mais. Suas previsões, porém, erraram a época que isso aconteceria. entre 2022 e 2025 tivemos um avanço tão grande na computação que permitiu a criação desse tipo de tecnologia a partir de 2030.

Carros e motos voadores são, hoje, algo que qualquer pessoa pode possuir. Inteligências artificiais sencientes andam entre nós, com seus corpos metálicos visíveis e que imitam a forma humana. Tecnologia de interação humano-computador evoluiu tanto que os decks também são realidade, permitindo conexões com a rede diretamente em seu cérebro.

Super-humanos

Como a tecnologia evoluiu, ela permitiu avanços gigantes na ciência médica, como a edição gênica, trazendo à vida o Homo Superus. Esses seres humanos são tidos como superiores por terem sido projetados ou modificados de tal forma que não adoecem, ou não precisam dormir, ou são mais fortes... Alguns humanos muito ricos pagaram muito caro para obter duas, três, às vezes quatro dessas modificações gênicas.

Outro avanço que a ciência médica adquiriu foi a aprimoração de implantes cibernéticos. Enquanto que em meados dos anos 2020, o que se via eram próteses relativamene rudimentares; em 2037, o que se vê é uma simbiose homem-máquina. Pessoas estão trocando membros inteiros, algumas vezes quase o corpo inteiro por uma forma biônica aprimorada. Hoje, eles são conhecidos como Homo Machina.

Lideranças mundiais

Em 2031, o mundo sofreu uma mudança muito grande em relação aos países mais poderosos do mundo. Os Estados Unidos, que antes eram a maior força do mundo, perderam o lugar para a China. O Brasil, dada uma cartada mágica do destino, agora é considerado o terceiro mais poderoso. Completando o G-7, temos ainda Japão, Rússia, Índia e França. Uma grande coincidência, ou não, esse é o mesmo ranking de países com maior número de hackers em sua população.

Mesmo os Estados Unidos "caindo" para a segunda posição entre as maiores potencias, o inglês cresceu ainda mais como a "língua franca". Ele é entendido em 80% das cidades do mundo. Aquelas cidades em que é mais difícil achar alguém que fale inglês já buscam maneiras de resolver essa questão, uma vez que perdem oportunidades de negócio continuando assim.

Agências de Cooperação Internacional

Com o crescimento inesperado da tecnologia e o alcance dos nove bilhões de pessoas no mundo, passou-se a ter um movimento migratório muito maior entre os diversos países e continentes. Essa migração forçou uma cooperação maior entre os diversos países, com acordos de defesa, inteligência, serviços e tecnologia.

As principais agências internacionais que surgiram desses acordos são:

Ver essa cooperação entre os países mais poderosos do mundo é muito interessante e intrigante. Tivemos diversos momentos em que houve movimentos migratórios grande o suficiente para iniciar essa situação contudo eles uniram-se apenas há pouco tempo e essa coperação foca-se, principalmente, em relação a inteligência e defesa... Por quê?

Grupos de Segurança

Com a onipresença da Internet, vários grupos de segurança com braços virtuais surgiram ou cresceram, e hoje tem bastante influência na política internacional. As mais conhecidas são:

Embora elas sejam consideradas Grupos de Segurança, é muito importar perguntar-se, refletir: Esses grupos fazem a segurança de quem?

Grupos Hacktivistas

em breve

Grupos Dackers

Por volta de 2032, um grupo autointitulado Unknowns, hackeou vários meios de telecomunicação durante o ano para fazer vários anúncios dramáticos. Esses anúnicos aconteceram durante importantes ou chamativos eventos, onde grandes concentrações de pessoas estavam presentes. Nesses anúncios, os Unknowns falavam que a população precisava acordar e perceber o que realmente eram, seu verdadeiro poder, e que se quisessem, eles os ajudariam nisso.

Porém, entre 2033 e 2035, vários outros ataques pronunciamentos aconteceram, mas não vieram dos Unknowns. Diversos outros grupos surgiram e passaram a chamar atenção para si. Infelizmente, tivemos uma avalanche de mudanças nesses anúncios, uma vez que passaram a vir acompanhados de ataques financeiros e, por vezes, ataques físicos a diversos pontos turísticos.

Grupos Dackers que já apareceram:

Mercado Negro

Os principais produtos comercializados no mercado negro são: